Zenbu-kai - uma organização para divulgar o KARATE...
um novo começo...






DOJO
Os procedimentos próprios de uma academia de artes marciais muitas vezes fogem à compreensão dos iniciantes, mas é importante procurar entender e praticar estas formas de etiquetas para formar o caráter, entender o respeito e a hierarquia.
O karate começa e termina com cortesia.
No início e final de cada aula sempre existirá o cumprimento entre aluno e professor (Sensei), estendendo o cumprimento a alunos antigos e graduados, ou, quando dentro do dojo, for falar com o seu professor, cumprimente-o com uma leve inclinação à frente (lembre-se: quem busca mais do que socar e chutar, deverá entender o significado da palavra humildade, pois a arrogância é própria dos fracos de espírito), e o som próprio para este cumprimento é Oss !!!, que é uma contração da palavra em japonês "ossishinobu" .
Dentro do dojo sempre fale baixo, isto fará você manter a sua concentração no treinamento e não atrapalhará os demais.
Quando precisar amarrar a sua faixa, vire-se de frente para a parede, esta também é uma forma de demonstrar ao Sensei respeito e disposição em aprender karate.
Dojo, formado pelas palavras do = caminho, jo = sala, ou seja, uma área selecionada para o seu desenvolvimento físico e espiritual, deverá ter todo o seu respeito com um leve cumprimento ao entrar.
Sempre que for iniciar qualquer tipo de treinamento com um companheiro, deverá cumprimentá-lo, esta é uma forma de manifestar o seu respeito e reconhecer sua importante participação, pois sem ela o seu progresso seria lento e incompleto.
Jamais abandone o local de treinamento sem a permissão do Sensei.
Depois de iniciado o treinamento desligue-se de contatos externos, evite contatos telefônicos, conversas desnecessárias, concentre-se somente no seu treinamento, isto lhe permitirá um equilíbrio saudável entre corpo e mente.